Minha limitada experiência com um VNA.

Introdução

Descobri sobre os VNAs a partir de um vídeo. Foi a partir de um vídeo no YouTube do 9A4QV que vi aquele aparelho mágico que mostrava as características funcionais de uma antena. E em um gráfico!! Me interessei imediatamente. No vídeo, consegui ver que tratava-se de um HP 8714C. Buscando no Google, vi que este equipamento era um bicho chamado VNA (Vector Network Analyzer).

Achei tudo muito interessante e parti para o e-Bay para ver o preço e comprar um para mim. Rs.

Quase caí duro quando vi o preço de uma unidade dessas, mesmo em segunda mão, mesmo comprando no EUA: Uma pequena fortuna, preços nunca inferiores a mil dólares; além de ser um trambolho de considerável tamanhopara trazer na bagagem em uma eventual viagem. Além da dificuldade de justificar na alfândega caso ouça aquela frase 'por favor, por aqui senhor'. Estava simplesmente fora de cogitação. O hobby tem limite e o valor deste VNA estava fora de cogitação.

A decisão

EIS QUE... Em um destes anúncios pagos no Google, vejo um link para o PocketVNA: Um VNA portátil, multi-plataforma (funciona com Windows, Linux) e por um preço aceitável: US$ 430,00. Bem, comparando com um HP usadão de segunda mão... Esbarrei na falta de literatura na internet.

Descobri que existem outros VNAs de baixo custo, como o miniVNA. Aquilo simplesmente não me convenceu; considerando os requisitos de sensibilidade e precisão do equipamento, uma embalagem de plástico não pareceu robusto.

No entanto... Há vasto material na internet sobre usuários, resultados etc. Já o PocketVNA, fabricado por um alemão (Hallo, Martin!) é montado em uma caixa em alumínio, com especificações superiores e preço inferior...

Antes de comprar um equipamento desse recomendo fortemente a leitura da thread em http://www.eevblog.com/forum/rf-microwave/pocketvna-any-idea-what-its-like/. Lá existem algumas comparações bastante sóbrias e algumas injustas entre este VNA de 430 dólares contra um VNA que custa mais de 20 vezes mais. Vamos combinar que não há milagre, certo?

Embora um analisador de antenas, um MFJ da vida possa me entregar o VSWR da antena por até a metade do preço, acho que esbarra na largura de banda e... Oras, não consigo tirar gráficos a partir de um analisador de antenas portátil desses.

Expectativa definida, respirei fundo e comprei o PocketVNA.

O uso

Na época que chegou meu PocketVNA, o projeto que me chamava a atenção era a plotagem de aeronaves em vôo, recuperando o sinal ADS que emitem durante o vôo. A frequência central é 1090 MHz e estava intrigado e muito aborrecido por que uma antena dipolinho quase que cortada aleatoriamente conseguia receber aeronaves a mais de 300 km de distância, ao passo que uma colinear fasada cheia das nove horas que me tomou quase 2 horas de trabalho para montar, não conseguia capturar sinais a mais de parcos 50-60 km.

O VNA foi espetacular para me apontar onde estava o problema: A colinear estava com uma relação de estacionária absurda, totalmente fora de acoplamento, muito embora eu possa JURAR que segui ao pé as instruções que vi na Internet!

Quando a NET e a Simba se estranharam e houve o corte do sinal das emissoras na TV a cabo, tive que me virar para colocar uma antena digital aqui dentro de casa. Não estava a fim de gastar comprando estas antenas digitais e seria outro trambolho dentro de casa. Outro ponto para o PocketVNA: Fiz o corte inicial do cabo e fui fazendo o trimming até chegar na frequência desejada, com facilidade e esticando ou encolhendo a largura de banda do teste ao clique de um mouse, sem girar botõezinhos e visualizando de forma quase imediata o resultado de cada corte do cabo. Acabou que tenho uma dipolo de onda cheia atrás de minha TV, usando tão somente cabo RG-6 da... NET, heh.

Radioamadorismo

Eis que comprei um HT Yaesu VX-8 e 'voltei ao rádio'. Passei a antena borrachuda do rádio no VNA e fiquei abismado o quão ruim é esta antena (veja resultados em aqui). Como o rádio é multi-bandas, resolvi montar uma fan dipole para 144, 220 e 440 MHz. Embora a afinação de uma antena multi-band seja um saco, pois um elemento acaba sempre dando uma mexida no outro, a tarefa foi um sucesso e o VNA foi fundamental para a montagem desta antena de forma a não abandonar ou desistir do projeto.

Funções

Já usei o VNA para, além de aferir VSWR, checar impedância, perda de cabo e caracterizar filtros e suas figuras de atenuação. Uma bela hora vou utilizar para aferir ganho de antena.

Dicas de uso

Antes de mais nada, deixe esquentar antes de usar. Por no mínimo 20 minutos, desejável meia hora. Não deixe incidir sol ou próximo a fontes de calor (exaustão da ventoinha do PC) ou algo que mude a temperatura do VNA. Do contrário você vai passar raiva. O VNA é sensível a temperatura. MUITO sensível.

Compre um kit de calibração. Se não tiver um, NÃO compre um VNA!

Calibrar. Sempre. LEIA E REPITA PASSO A PASSO a instrução de calibração no site do fabricante. Mesmo que você for um engenheiro experimentado. Calce suas sandálias da humildade e siga ao pé da letra. O projetista escreveu aquilo por algum motivo. Antes de você fazer a sua calibração, use o standard definido por lá, dando muita atenção à quantidade de passos, arredondamentos, etc.

Teste antes de usar. Se você está usando uma calibração salva, antes de testar uma antena, faça-o com o testador "Load" montado no VNA. Se a leitura de VSWR for qualquer coisa diferente de +- 1:1.02 linearmente através de toda a banda, faça uma nova calibração.

Quando testar uma antena externa, observe se existe atividade forte de sinal na banda que você for testar sua antena: Estes sinais são captados pela antena e podem falsear o resultado do VNA! Por exemplo. Existe um beacon de CW fortíssimo aqui perto de casa na banda dos 144 MHz. Antes de efetuar qualquer medida na banda dos 2m, preciso esperar que o beacon pare de transmitir antes de fazer a medida. Ou senão levo um tombo do sinal externo no resultado do VNA.

Se comprar o PocketVNA, mande um e-mail para o Martin e peça a ele para te mandar via correio normal ao invés de couriers como DHL ou TNT: Além de você pagar uma BALA pelo serviço, seu pacote passará um bom tempo dormitando pela alfândega. Pagando o mesmo preço de um despacho normal. Bonus points: No correio normal você ainda corre o risco de não ser taxado! \o/

73s de PY2RAF


Última atualização: 13/Jul/2017