A Gambiarrenta - Antena tri-band para 144-148, 222-225 e 430-450 MHz

Introdução

A Gambiarrenta (Fotos: Versão 3, Versão 2, Versão 1, esquema) surgiu da mãe de quase todas invenções: A necessidade.

Estou de volta ao ar com um HT Yaesu VX-8, este meu terceiro HT Yaesu e, sinceramente, acho que estou insistindo no erro, pois os outros dois deram problemas. Muito embora eu tenha um HF FT-840 que só me deu alegria, mas o HF é outra história.

Considerando que os outros rádios apresentaram problemas, logo após comprar o VX8, intrigado porque não conseguia acionar repetidoras, resolvi passar a antena original (borrachuda) em um analisador de antena (para ser mais preciso, um VNA (Vector Network Analyzer), o PocketVNA).

Fiquei de fato IMPRESSIONADO NEGATIVAMENTE com o quão ruim é a antena original do rádio. Veja as figuras de análise aqui.

Desta forma, fui obrigado a desenvolver uma antena minimamente adequada para o rádio e capaz de utilizar simultaneamente pelo menos três das suas quatro bandas possíveis. Sinceramente, hoje sou grato à antena do HT ser péssima: Se fosse minimamente satisfatória, eu não teria montado a gambiarrenta. E sem a gambiarrenta, dificilmente estaria desfrutando o radioamadorismo como hoje em dia.

Materiais e métodos

Utilizei como meio de transmissão o RG-58, 50 ohms, o flexível mesmo.

Para a montagem dos 'bigodes' (elementos) da antena utilizei conector múltiplo para os encaixes dos elementos.

A estrutura de suporte da antena é uma tela de proteção de janelas, aquela para crianças.

Para os elementos da antena utilizei o fio central do cabo coaxial, devidamente descascado.

A figura de SWR foi aferida pelo VNA PocketVNA.

Montagem

Antes de afixar sua antena na janela, monte na ponta do coaxial os dois conectores no formato de dipolo: Condutor central para cima, cordoalha para baixo. Prenda firmemente.

Na sequência, monte o seu coaxial de forma mais centralizada possível na tela. Use fita isolante para prender o coaxial na tela. Faça com que o cabo saia da janela pelo canto, para evitar acoplamentos não desejados do sinal.

Para a montagem dos radiais, foi utilizado um âgulo de 45 graus para cada radial, seguindo o desenho dos alvéolos da rede.

Use a fita isolante para ancorar as radiais e mantê-los perpendiculares ao padrão da tela.

Os tamanhos dos radiais são os seguintes, sendo o primeiro valor o radial da parte superior e o segundo valor, o radial da parte inferior da antena. Os valores estão em milímetros e contam a partir do conector.

É importante ressaltar que o material de sua janela pode interferir com as figuras de estacionária de sua antena. Recomendo fortemente que você pelo menos passe um medidor de estacionária para assegurar que a antena está dentro dos parâmetros desejados.

Pro-tip:

Resultados

Moro em apartamento e tenho limitações óbvias quanto a montagem de antenas, muito embora tenha a guarida da Lei da Antena.

Para meu uso, só tenho alegria a relatar. Com 2,5W consigo atracar com boa qualidade de sinal a repetidora Chapéu de Palha (146.910 MHz) em Serra Negra; em torno de 105 km em linha reta de casa. Também consigo atracar a repetidora de Campos do Jordão, mais de 150 km de distância! É importante ressaltar que resido no 11.o andar do prédio, mas ainda assim... Considero um feito!

O resultado da análise do VNA da Gambiarrenta pode ser conferido neste link

Discussão

Esta é apenas mais uma das muitas digressões das dipolos: É uma fan dipole de meia-onda.

Os mais puristas poderão reportar com muito horror que a antena está balanceada para um caso de uso desbalanceado ou ainda, que não é a impedância adequada. Após revisar vários artigos (veja alguns interessantes em https://ham.stackexchange.com/questions/538/using-a-balun-with-a-resonant-dipole e https://www.eham.net/ehamforum/smf/index.php?topic=22383.0), entendi que em meu caso de uso (QRP, < 5W) não é exatamente o fim do mundo e assumi os riscos. Sincera e pessoalmente, estou bastante satisfeito com o resultado da antena: A única observação é em relação a transmitir em potência total (5W) na banda dos 70 cm: O rádio é desligado.

Para uma melhor recepção e eliminar algumas S-units de QRM, utilizo um filtro bandstop de FM em minha linha de transmissão, antes do rádio (Resultado do VNA). Veja mais detalhes em http://www.rtl-sdr.com/does-the-rtl-sdr-com-fm-bandstop-filter-withstand-tx-power/

73s de PY2RAF


Última atualização: 16/Jun/2019